Seminário aconteceu nesta sexta-feira (15), em Brasília
Com o objetivo de alinhar políticas públicas e articular ações conjuntas para a implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAS) Nordeste, o Comitê Gestor Nacional do programa realizou um seminário nesta sexta-feira (15), na sede do Banco do Brasil, em Brasília. O evento, que reuniu representantes das principais esferas governamentais, foi coorganizado pelo Consórcio Nordeste e pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR).
O seminário buscou fortalecer a colaboração interministerial e otimizar a execução do PAS Nordeste, que é um programa crucial para promover a segurança alimentar da região por meio do fomento à agricultura familiar.
Anselmo Castillo, secretário de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas do Consórcio Nordeste, destacou a importância do encontro. “Este seminário representa um marco crucial para a coordenação de esforços entre os ministérios e o Consórcio Nordeste. Nosso objetivo é consolidar estratégias que garantam não apenas a segurança alimentar, mas também a dinamização econômica e a inclusão social em toda a nossa vasta região.”
Um total de 66 atores-chave no cenário das políticas públicas para o desenvolvimento rural e social participaram do seminário, que teve uma agenda focada em pilares essenciais para o avanço do programa, como Governança Territorial e Participação Social, Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e Plano Safra Territorial, Abastecimento e Segurança Alimentar e Nutricional, além de Dinamização Econômica e Circuitos de Comercialização.
O seminário contou com a participação de diversas autoridades, entre elas Fernanda Machiaveli, secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Renato Simões, secretário nacional de Participação Social – SNPS/SG/PR, Adriano Costa, chefe de Gabinete da SDR/BA, Wallace Fábio, diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, e de r.presentantes dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Trabalho e Emprego (MTE). Também estiveram presentes instituições financeiras como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, e membros dos conselhos CONDRAF, CNAPO e CONSEA, além de Humberto Oliveira, consultor do IICA e do Núcleo Técnico Nacional do PAS Nordeste, e demais técnicos do programa.
As apresentações e discussões abordaram a forma de colaboração de cada ministério, com base em suas atribuições no Acordo de Cooperação Técnica e no Plano de Ação, e deram ênfase às ações a serem desenvolvidas no próximo ciclo, que compreende o segundo semestre de 2025 e o primeiro semestre de 2026.