Atitude Popular

EUA enviam 10 caças F-35 para Porto Rico em ofensiva militar contra supostos cartéis no Caribe

Da Redação

Em mais um passo na escalada militar na região, os Estados Unidos despacharam dez caças F-35 para um aeródromo em Porto Rico com o objetivo de intensificar operações contra organizações narcoterroristas no Caribe.

Nesta sexta-feira, 5 de setembro de 2025, fontes consultadas pelo governo americano informaram que os Estados Unidos ordenaram o envio de dez caças F-35 para um campo aéreo em Porto Rico. A ação faz parte de uma ampla ofensiva militar na região do sul do Caribe, voltada ao combate a cartéis que o governo Trump classifica como terroristas.

Segundo essas fontes, os aviões deverão chegar à região no final da próxima semana e se somam à crescente presença militar americana: já estão no local sete navios de guerra, um submarino de propulsão nuclear e mais de 4.500 fuzileiros navais e marinheiros, que realizam exercícios e patrulhamento na área. Ainda na última semana, um ataque aéreo americano resultou na morte de 11 suspeitos de pertencer ao grupo criminoso venezuelano “Tren de Aragua”, no sul do Caribe.

A ação acontece em meio à crescente tensão com o governo venezuelano, que acusa os Estados Unidos de tentar promover uma mudança de regime por meio de ameaças militares.