Da Redação
Durante encontro com comunicadores e ativistas em Belo Horizonte, Lula alertou que a proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro pode ser aprovada pelo Congresso e pediu que o povo se mobilize contra essa possibilidade.
Nesta quinta-feira, 4 de setembro de 2025, em conversa transmitida ao vivo com comunicadores e ativistas no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou preocupação com a possibilidade de aprovação da anistia pelo Congresso Nacional. Ele destacou que, apesar de o Legislativo ter dado apoio ao governo em diversas pautas, ainda existe forte atuação da extrema-direita — o que torna possível a aprovação da proposta.
“Se for votar no Congresso, corremos risco da anistia”, alertou Lula, ressaltando que a Câmara não representa a periferia. “É uma batalha que tem que ser feita também pelo povo”, convocou. Em seu discurso, fez questão de reforçar que a soberania reside no povo brasileiro e que os comunicadores presentes são o vento que impulsiona essa construção democrática.
Lula ainda criticou o que chamou de “falsos patriotas” — referindo-se a aliados que clamam por intervenção do governo Trump no Brasil — e conclamou militantes e comunicadores locais a reforçar a vigilância democrática e o debate político de forma ativa, cobrando também prefeitos e lideranças locais.