Atitude Popular

Moraes: STF não tolerará golpistas; impunidade, omissão e covardia nunca deram certo

Da Redação

Durante evento em fórum do grupo Lide, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o Judiciário não se curvará diante de ameaças ou tentativas de golpe, ressaltando que impunidade, omissão e covardia nunca surtiram efeito positivo na história mundial.

No final da tarde desta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, o ministro Alexandre de Moraes reforçou a postura firme do Supremo Tribunal Federal (STF) diante da crise democrática em curso no país. Segundo o magistrado, o Judiciário não tolerará golpistas, e sim continuará sua atuação com coragem e independência institucional.

Moraes destacou que “o caminho da impunidade, da omissão e da covardia pode parecer o mais fácil, mas isso é falso. Nunca deu certo na história de nenhum país do mundo.” As declarações foram feitas durante fórum promovido pelo grupo Lide, no Rio de Janeiro, em que o ministro elogiou os 37 anos de vigência da democracia brasileira e ressaltou os instrumentos criados para preservá-la, mesmo em contextos tensos e conflituosos.

Sem citar nomes, mas deixando claro o destinatário implícito de seu recado, Moraes afirmou que os responsáveis por tentativas de golpe serão responsabilizados — um alerta explícito aos que orquestraram ou apoiaram ações antidemocráticas. “Aqueles que tentarem serão responsabilizados”, disse o ministro, em discurso que sinaliza que ataques à democracia não serão tolerados.

Para Moraes, o grande desafio do Brasil atual é garantir segurança institucional, jurídica e pública. Ele reforçou que o papel de juiz exige coragem frente às pressões internas e externas, um princípio fundamental para a manutenção da democracia e do estado de direito.