Atitude Popular

Putin defende novo modelo global de governança na cúpula da OCX

Da Redação

No encontro da Organização de Cooperação de Xangai em Tianjin, Putin endossou a iniciativa de Xi Jinping por um sistema global mais justo, ao mesmo tempo em que destacou o papel da OCX na promoção da paz, da cooperação e da multipolaridade.

Durante a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), realizada em Tianjin nesta segunda-feira, 1º de setembro de 2025, o presidente russo Vladimir Putin levou adiante sua defesa de uma “governança global justa e equitativa”. Ele declarou que a OCX, criada em 2001, tem sido um instrumento eficaz para promover paz, segurança, confiança e cooperação em toda a Eurásia.

Putin ratificou o apoio às propostas apresentadas por Xi Jinping, que incluem a formulação de um novo sistema global de governança. Segundo o líder russo, esse modelo deve ser construído com base na supremacia do direito internacional, atendendo aos interesses de uma ampla gama de países e oferecendo condições para um desenvolvimento sustentável e seguro.

Ainda em seu discurso, Putin ressaltou que os entendimentos alcançados com o presidente dos Estados Unidos durante a recente cúpula no Alasca podem contribuir para abrir um caminho rumo à paz na Ucrânia. Ele destacou que já compartilhou os resultados dessas conversas com Xi e os demais líderes, e planeja aprofundar o diálogo em novos encontros bilaterais no decorrer da cúpula.

Para que uma paz duradoura na Ucrânia seja possível, argumentou Putin, é preciso atacar as raízes do conflito — incluindo o avanço da OTAN em direção às fronteiras russas. Ele enfatizou que focar apenas nos sintomas não será suficiente para assegurar estabilidade a longo prazo na região.

No contexto mais amplo da OCX, o líder russo descreveu a organização como um “locomotiva da multipolaridade” e uma alternativa sólida às estruturas de dominância ocidentais. Ele enfatizou que, em um cenário global marcado por rivalidades e imposições, a OCX se mantém como espaço de diálogo pragmático e cooperação estratégica.