Atitude Popular

STF aguarda retratação de Tarcísio após ataques em discurso no 7 de Setembro

Da Redação

Ministros da Suprema Corte avaliam que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ofendeu toda a Corte ao chamar o ministro Alexandre de Moraes de “tirano”. O tribunal espera que ele procure membros do STF nos próximos dias para explicar as declarações.

Nesta segunda-feira (9 de setembro de 2025), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmaram que esperam uma retratação pública por parte do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) após seu discurso na Avenida Paulista, no último domingo.

Durante a manifestação, Tarcísio atacou duramente o STF e o ministro Alexandre de Moraes, o chamando de “tirano” e defendendo uma anistia “ampla e irrestrita” para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Em seguida, afirmou que o tribunal impõe uma forma de “ditadura” sobre os outros Poderes, gerando forte repercussão institucional.

Até o momento, não houve contato direto com os ministros — apenas aliados de Tarcísio tentaram amenizar o impacto das falas. Nos bastidores, integrantes da Corte avaliam que o tom utilizado “passou dos limites” e consideram necessário que o governador esclareça oficialmente suas declarações. A expectativa é que Tarcísio procure os ministros nos próximos dias, ainda que via interlocução.