Da Redação
Apesar de queda consistente no índice de criminalidade, Trump exige que os moradores de rua saiam da capital e assume controle da polícia local com a promessa de lei e ordem, provocando críticas sobre ultrapassagem de poderes.
O presidente Donald Trump ordenou a retirada imediata dos moradores de rua de Washington, DC, afirmando que seriam deslocados para lugares distantes da capital. Simultaneamente, assumiu o controle da Departamento de Polícia Metropolitana e mobilizou 800 tropas da Guarda Nacional, declarando emergência de segurança pública. A decisão desencadeou forte reação de autoridades locais, que lembraram que a criminalidade está em seu nível mais baixo em 30 anos.
Em uma publicação na rede Truth Social, Trump escreveu: “Os moradores de rua têm que sair, IMEDIATAMENTE… Daremos lugar para vocês ficarem, porém LONGE da Capital. Quanto aos criminosos… vamos colocá-los na cadeia onde pertencem.” Além disso, enfatizou que não haveria tolerância e prometeu tornar a cidade “mais segura e mais bonita do que nunca”.
Autoridades e lideranças de direitos civis classificaram a medida como um ataque à autonomia municipal e uma manobra autoritária, lembrando que as estatísticas mostram uma redução de 26% nos crimes violentos e 7% na criminalidade geral em 2025. Maior controle sobre a polícia local só pode ser alcançado por meio de lei aprovada pelo Congresso, ainda conforme o ordenamento vigente.