Atitude Popular

Atitude Popular: Rumo aos 10 anos e à batalha de 2026

Após contribuir, basta enviar comprovante para 85-9.9662-2120 (WhatsApp)

Por Sousa Júnior

Diretor da Rádio e TV Atitude Popular

Conselheiro do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação)


A Rádio e TV Atitude Popular, criada em 26 de fevereiro de 2016, vai completar dez anos no ano em que a guerra de narrativas entre as forças progressistas e a extrema-direita vai estar no auge, na disputa no Congresso Nacional, incluindo 2/3 do Senado, nas assembleias legislativas, nos governos estaduais e pela reeleição do presidente Lula.

A Atitude Popular é apenas um dos meios da Mídia Alternativa que está nessa guerra, mas tem um papel estratégico porque se articula com as principais redes e entidades que lutam pela democratização da comunicação e a soberania digital, entre as quais o FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), que possui mais de 500 entidades filiadas; a campanha Internet Legal e o movimento Soberania Já, que articula um encontro em Brasília, nos dias 8 e 9 de julho para criar uma *Frente Nacional pela Soberania Digital*.

A extrema-direita já está formando seu exército e tem ao seu lado as Big Techs que dominam as ferramentas da Tecnologia da Informação e as principais redes sociais, como demonstrou em brilhante artigo a apresentadora da Atitude Popular e colunista do 247, Sara Goes, ao analisar o encontro de comunicação do PL realizado em Fortaleza, no dia 30 de maio, comandado pela Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) e pelo Google, artigo que foi comentado até pelo presidente Lula em coletiva à imprensa, antes de sua viagem à França.

Do lado das forças progressistas, estamos apenas iniciando nossa organização para esse enfrentamento em 2026 e vamos precisar de todo mundo que tem consciência da gravidade do atual momento. O pouco que cada um e cada uma pode fazer, quando se multiplica, será decisivo, como têm sido as contribuições individuais, de entidades e movimentos sociais para manter e permitir que a Atitude Popular alcance dez anos no ar.

Mas precisamos fazer muito mais. Precisamos de uma Atitude Popular com mais participação popular em seus programas, mais inscritos e curtidas em seu canal de Youtube, mais visualizações em seu portal (atitudepopular.com.br) e redes sociais, mais contribuições individuais, mais apoio de entidades e mais receitas de publicidade. Somente assim seremos mais fortes em 2026 para derrotar a extrema-direita e contribuir para um Brasil mais justo, desenvolvido e soberano.

siga: