Atitude Popular

DETRAN: UM ANTES E UM DEPOIS DE CATANHO

“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.” O epílogo de Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, parece feito para estes tempos líquidos de Bauman, em que feitos relevantes se perdem em enxurrada de informações frívolas.

Como é mais que conhecido, no jogo da feia política atual, neoliberais tentam desqualificar o serviço público, buscando minar a confiança popular no Estado. Apostam numa estratégia de desinformação que ignora o legado e os avanços alcançados pela gestão pública. No Ceará, os resultados falam por si: investimentos consistentes em saúde, educação, segurança alimentar e inclusão social, tudo em harmonia com equilíbrio fiscal e crescimento econômico.

Entre os exemplos de excelência, destaca-se o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-CE). Quem conheceu o antigo órgão, marcado pela lentidão e burocracia, se surpreende com sua transformação. “Dando a César o que é de César”, desde que Waldemir Catanho assumiu a superintendência, sem querer subestimar louros alcançados em gestões anteriores, a autarquia ganhou novo fôlego e se tornou referência nacional em inovação, transparência e compromisso social.

Antes, à frente da Secretaria de Articulação Política do governo Elmano de Freitas, Catanho já se notabilizara pelo diálogo, solucionamento de entraves e construção de consensos entre núcleo político da gestão, secretários e prefeitos. Agora, nesta segunda fase de contribuição à frente do DETRAN, os avanços pululam. Em apenas oito meses, foram mais de 33 mil atendimentos pelo Programa CNH Popular, garantindo gratuidade na habilitação de motoristas de baixa renda. Com o Programa CNH Universitária, orçado em R$ 4,5 milhões, 3 mil estudantes foram beneficiados. Já está a ponto de inaugurar o revolucionário ABC DETRAN, voltado a pessoas com dificuldades de leitura e escrita — reafirmando que dirigir também é um direito social.

Os serviços de oferecimento de habilitação expandiram-se em 10 novos postos no interior, com previsão de mais 15 nos próximos meses. Unidades de atendimento foram inauguradas, como a estratégica unidade do North Shopping, em Fortaleza. Na infraestrutura, foram concluídas obras como o terminal rodoviário de Paracuru, estando em execução terminais em Boa Viagem, Tamboril e Barbalha, com aportes de R$ 33,6 milhões em investimentos, justificados por alto grau de relevância para as populações locais.

A modernização tecnológica é outro marco: transferência digital de veículos, pagamento via Pix e vistoria digital tornaram o serviço mais ágil e transparente. A conversão automática de multas leves e médias em advertências educativas beneficiou 42 mil condutores em apenas um trimestre.

Também sob sua liderança foi aprovada a Lei Estadual nº 19.268/2025, que regulamenta o comércio de sucatas e peças automotivas, garantindo rastreabilidade e combatendo a informalidade — medida que fortalece a segurança pública e estimula o empreendedorismo ético.

Hoje, o DETRAN-CE é muito mais que um órgão de licenciamento: é um instrumento de cidadania e inclusão social. Planejamento, diálogo e resultados definem a marca da gestão de Waldemir Catanho, que se firma como um modelo de eficiência pública e compromisso social dentro do governo do Ceará. Por outro lado, apresenta um portfólio consistente que insere o próprio Catanho no seleto rol de grandes gestores da máquina cearense.

Marcelo Uchôa 

Advogado em Fortaleza. Doutor em Direito Constitucional com estudos de pós-doutorado em Direitos Humanos. Membro da ABJD e do Grupo Prerrogativas. @MarceloUchoa_

compartilhe: