Atitude Popular

Governo prepara plano para proteger empresas afetadas pelo “tarifaço” dos EUA

Da Redação

Em meio às tarifas de até 50% impostas por Trump, o governo federal prepara pacote de apoio com crédito, adiamento de tributos e compras públicas para setores exportadores — anúncio previsto para a próxima semana.

o governo federal trabalha na finalização de um plano de contingência para mitigar os efeitos das altas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A expectativa é que o pacote seja entregue ao presidente Lula entre segunda (11) e terça-feira (12).

O conjunto de medidas estudado inclui a concessão de linhas de crédito para capital de giro e investimentos, com foco em empresas que exportam para os EUA ou sofrem impactos indiretos do tarifaço. Também está prevista a postergação de tributos federais por até dois meses, aliviando o fluxo de caixa de negócios em dificuldade. Outra frente é a compra pública de produtos perecíveis, como peixes, frutas e mel, que devem abastecer merenda escolar, restaurantes populares e ações de assistência social — evitando perdas e reduzindo o impacto sobre produtores.

Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, a prioridade do governo não é retaliar, mas sim preservar empregos, fortalecer empresas afetadas pela medida e promover uma abordagem que favoreça soluções econômicas de ganho mútuo, em vez de um “jogo de soma zero” entre Brasil e EUA.