Da Redação
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprova o depoimento de Walter Delgatti como testemunha no processo que pode cassar o mandato da deputada Carla Zambelli, atualmente detida na Itália.
Em 7 de agosto de 2025, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados autorizou o depoimento de Walter Delgatti Neto como testemunha no processo que pode levar à cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli. A medida se dá na fase de instrução probatória do processo, que já teve sentença condenatória pelo STF, determinando prisão de 10 anos, perda de mandato e pagamento de R$ 2 milhões em danos morais.
Carla Zambelli, que está detida na Itália, será ouvida por videoconferência. Sua defesa havia solicitado a acareação com Delgatti, alegando contradições em seus depoimentos, mas esse pedido foi negado por falta de previsão no regimento interno. Ainda assim, Delgatti, condenado a 8 anos e 3 meses de prisão no mesmo processo, foi chamado como testemunha e deverá depor em breve.
Essa audiência acontece em meio a discussões sobre o caráter da investigação, que se baseou em invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, por meio de documento falso que atribuía uma ordem de prisão ao ministro Alexandre de Moraes. Delgatti figura como principal colaborador técnico da ação.