Atitude Popular

Índia e China avançam em “cooperação estável e construtiva”, diz Modi

Da Redação

Numa reunião com o chanceler chinês em Nova Déli, o primeiro-ministro Narendra Modi destacou que os laços entre os dois países progrediram desde seu encontro com Xi Jinping, apontando a estabilidade biliteral como contribuição à paz regional e global.

Nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, recebeu em Nova Déli o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi. Durante o encontro, Modi ressaltou que desde seu diálogo com o presidente Xi Jinping em Kazan no ano anterior, os laços entre Índia e China avançaram de forma constante, guiados pelo mútuo respeito às sensibilidades e interesses de cada país.

Modi afirmou que relações estáveis, previsíveis e construtivas entre Índia e China contribuem significativamente para a paz e prosperidade tanto regional quanto global. O chanceler chinês compartilhou dessa visão otimista, destacando que os dois países ingressaram num ciclo de “desenvolvimento gradual e sustentável” baseado em confiança mútua.

Esse impulso diplomático ocorre no contexto da retomada gradual da normalidade em temas estratégicos após o contingenciamento das tensões fronteiriças em 2020. A revitalização de patrulhas de fronteira, acordos logísticos e a programação da visita de Modi à China por ocasião da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai demonstram que os dois países estão construindo um canal sólido de diálogo.

Essa reaproximação também é impulsionada por pressões geopolíticas e econômicas mais amplas, como os atritos com os Estados Unidos, que têm imposto tarifas protecionistas sobre produtos indianos. Diante da instabilidade externa, a Índia busca diversificar diplomaticamente e fortalecer laços estratégicos com parceiros regionais — incluindo a China.