Da Redação
O vice‑ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, afirmou que ainda estamos longe de qualquer détente com os EUA — inclusive por causa da retomada dos mísseis de alcance intermediário, sinalizando que Moscou opta por dissuasão renovada.
o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, declarou que a expressão “détente” seria prematura no momento, mesmo diante de alguns sinais tímidos de diálogo com os Estados Unidos. Ele enfatizou que, embora pequenas aberturas estejam surgindo, ainda não há clima para relaxamento nas relações bilaterais. Para “acalmar os gordinhos em certas capitais da OTAN”, segundo sua metáfora, Moscou anunciou que abandonou unilateralmente a moratória de longo prazo sobre o uso de mísseis de alcance intermediário. Isso ocorre em um contexto de crescente tensão geopolítica e demonstra uma estratégia deliberada de reafirmação de poder.
Em paralelo, Ryabkov reiterou que a tendência positiva nas relações com os EUA ainda persiste — mas descreveu a condução da diplomacia estadunidense como “zig-zagueante”, distante de um programa político consistente, o que preserva o ceticismo russo sobre estabilidade futura.