Simone Tebet entra na disputa pelo STF

Ex-ministra do Planejamento tem nome apresentado a Lula como alternativa para uma das próximas vagas do Supremo Tribunal Federal. Articulação ocorre após rejeição de Jorge Messias pelo Senado e em meio à pressão pela ampliação da presença feminina na Corte. Presidente poderá realizar até quatro indicações até 2030, enquanto Rodrigo Pacheco e Daniela Teixeira também são mencionados. Escolha envolve equilíbrio entre os Poderes, representação social e futuro da Justiça constitucional brasileira.

Da Redação

A ex-ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet (PSB) passou a integrar as articulações para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), em um momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara a reorganização de seu quarto mandato e precisa enfrentar um dos processos de escolha mais delicados de sua relação com o Congresso Nacional. Segundo informações divulgadas neste sábado (31) pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, apoiadores da indicação já apresentaram o nome de Tebet diretamente ao presidente, defendendo que sua experiência jurídica, administrativa e parlamentar seja considerada na escolha de uma mulher para a Suprema Corte. A movimentação ocorre depois da rejeição histórica de Jorge Messias pelo Senado e diante de uma oportunidade de renovação significativa da composição do tribunal nos próximos quatro anos.

A informação, repercutida pelo Brasil 247, não significa que Lula tenha decidido indicar Simone Tebet.

Até o momento, não existe convite formal anunciado, mensagem presidencial enviada ao Senado ou confirmação de que a ex-ministra tenha sido escolhida para uma das futuras vagas.

O que está documentado é uma articulação política conduzida por defensores de seu nome, que procuram incluí-la entre as alternativas examinadas pelo presidente.

A distinção é importante porque a sucessão no STF envolve diferentes candidaturas, interesses institucionais e negociações parlamentares ainda sem resultado definido.

Entre os nomes mencionados nas conversas estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, o ministro do Tribunal de Contas da União Rodrigo Pacheco e a ministra do Superior Tribunal de Justiça Daniela Teixeira.

Também existem movimentos da sociedade civil que defendem a indicação inédita de uma mulher negra para a Corte.

Essas articulações revelam que a próxima escolha presidencial ultrapassa o preenchimento administrativo de uma vaga. Ela poderá influenciar a composição do tribunal responsável por interpretar a Constituição, examinar conflitos entre os Poderes e decidir questões fundamentais para o funcionamento do Estado brasileiro.

Simone Tebet reúne uma trajetória que combina formação jurídica, experiência legislativa e participação no Executivo federal.

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a ex-senadora exerceu atividades docentes e desenvolveu sua carreira política inicialmente em Mato Grosso do Sul.

Foi deputada estadual, prefeita de Três Lagoas, vice-governadora e senadora pelo estado.

No Senado, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, colegiado responsável por analisar a constitucionalidade de projetos legislativos e realizar sabatinas de autoridades indicadas para diferentes cargos.

Essa experiência ganha relevância particular porque uma eventual candidatura ao STF seria submetida justamente ao exame da comissão que Tebet já presidiu.

Sua passagem pelo Legislativo também a colocou em contato com debates sobre organização do Estado, legislação, orçamento e relações entre instituições.

Entretanto, a existência de experiência parlamentar e formação acadêmica não equivale automaticamente à demonstração de todas as qualidades necessárias ao exercício da função jurisdicional.

Uma eventual indicação precisará ser examinada segundo os requisitos constitucionais, a trajetória profissional da candidata e sua compreensão sobre a independência judicial.

A carreira política de Tebet passou por uma transformação importante em 2022.

Naquele ano, ela disputou a Presidência da República pelo MDB, apresentou uma candidatura de centro e terminou o primeiro turno na terceira colocação.

Depois da votação, anunciou apoio a Lula na disputa contra Jair Bolsonaro.

A decisão aproximou a então senadora do campo político que formaria o novo governo federal.

Em janeiro de 2023, Tebet assumiu o Ministério do Planejamento e Orçamento, passando a integrar a equipe responsável pela organização das prioridades orçamentárias, pelo acompanhamento de políticas públicas e pela elaboração de instrumentos de planejamento governamental.

Sua participação no governo ocorreu em um período de reorganização das regras fiscais e de discussão sobre o papel do investimento público na economia brasileira.

A ministra defendeu a necessidade de conciliar responsabilidade fiscal, desenvolvimento econômico e financiamento de políticas sociais.

Seu trabalho também envolveu discussões sobre o Plano Plurianual e mecanismos de participação social na definição de prioridades governamentais.

Essas funções contribuíram para ampliar sua experiência no funcionamento da administração federal.

Em 2026, Tebet deixou o ministério para disputar uma das duas vagas ao Senado por São Paulo.

Filiada ao PSB, recebeu apoio de Lula, mas não conseguiu se eleger.

A derrota eleitoral não encerrou sua presença nas articulações para o próximo governo.

Nas últimas semanas, seu nome passou a circular como alternativa para diferentes posições da administração federal, incluindo a possibilidade de assumir um ministério ou integrar o Tribunal de Contas da União.

Agora, a hipótese de indicação ao Supremo acrescenta uma possibilidade de natureza institucional diferente.

O Ministério do Planejamento integra o Poder Executivo. O Tribunal de Contas da União exerce funções de fiscalização e controle externo. Já o Supremo Tribunal Federal constitui a instância máxima da Justiça constitucional brasileira.

Cada uma dessas instituições possui atribuições, limites e exigências próprios.

Uma indicação ao STF representaria a transferência de uma liderança com trajetória essencialmente política e administrativa para uma função jurisdicional de longa duração.

Essa passagem é constitucionalmente possível, desde que atendidos os critérios estabelecidos pela legislação.

A Constituição não exige que todos os integrantes do Supremo tenham exercido previamente a magistratura.

O artigo 101 determina que os ministros sejam brasileiros natos, tenham mais de 35 e menos de 70 anos de idade, notável saber jurídico e reputação ilibada.

A escolha cabe ao presidente da República, mas depende de aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal.

O procedimento começa com a apresentação formal do nome indicado.

Depois, ocorre a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, na qual os senadores podem examinar a formação profissional, a experiência, as posições jurídicas e a compreensão do candidato sobre o papel do tribunal.

Se a indicação avançar, será submetida ao plenário.

São necessários pelo menos 41 votos favoráveis entre os 81 senadores.

Somente depois dessa aprovação o presidente poderá realizar a nomeação.

O processo oferece ao Legislativo a possibilidade de examinar e eventualmente rejeitar escolhas feitas pelo Executivo.

Essa prerrogativa adquiriu importância extraordinária em abril deste ano.

Em 29 de abril, o Senado rejeitou a indicação de Jorge Messias para a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso.

O resultado foi de 42 votos contrários e 34 favoráveis.

A rejeição representou um acontecimento raro na história republicana: desde 1894, o Senado não havia recusado uma indicação presidencial para o Supremo.

A decisão deixou a vaga aberta e produziu uma crise nas relações políticas entre o Palácio do Planalto e a cúpula do Legislativo.

Messias havia sido indicado por Lula depois da aposentadoria antecipada de Barroso, em outubro de 2025.

Sua trajetória na advocacia pública e a proximidade com o presidente foram apresentadas pelos defensores de seu nome como elementos favoráveis à escolha.

Setores da oposição, entretanto, questionaram sua vinculação ao governo e defenderam que o Senado deveria adotar critérios diferentes na avaliação da indicação.

A votação também ocorreu em um ambiente de divergências entre o Executivo e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Depois da rejeição, Lula afirmou publicamente que pretendia apresentar novamente o nome de Messias.

Essa intenção permanece relevante, mas enfrenta uma limitação regimental.

Segundo esclarecimento oficial da Agência Senado, o mesmo candidato rejeitado não pode ser submetido novamente à deliberação durante a mesma sessão legislativa, conforme o Ato do Senado Federal nº 1, de 2010.

Assim, uma nova apresentação de Messias poderá ser examinada em sessão legislativa posterior, mas não repetida nas mesmas condições durante o ano legislativo de 2026.

Essa circunstância aumenta a importância das alternativas consideradas pelo Planalto para preencher a vaga ainda aberta.

Se Lula decidir encaminhar outra indicação antes do encerramento do ano, precisará considerar um nome que possa ser submetido regularmente ao processo de aprovação parlamentar.

Rodrigo Pacheco aparece entre os principais personagens dessa discussão.

Ex-presidente do Senado e atualmente ministro do Tribunal de Contas da União, Pacheco mantém relações políticas com integrantes de diferentes partidos e possui apoio de Davi Alcolumbre para uma eventual indicação ao Supremo.

Segundo a Folha, ministros do próprio STF também manifestaram simpatia por seu nome.

Essas manifestações, relatadas por interlocutores políticos, não constituem uma decisão formal da Corte nem uma posição institucional do tribunal.

A escolha de ministros do Supremo continua sendo prerrogativa constitucional do presidente da República, sujeita à aprovação dos senadores.

A eventual indicação de Pacheco produziria ainda uma segunda negociação.

Como ele assumiu recentemente uma cadeira no Tribunal de Contas da União, sua saída abriria espaço para outra escolha destinada ao órgão de controle.

É nesse contexto que Simone Tebet também passou a ser mencionada como possível integrante do TCU.

Reportagens da CNN Brasil e da Folha identificaram conversas sobre a possibilidade de sua indicação caso Pacheco deixe o tribunal para assumir uma vaga no STF.

Outros nomes discutidos nessa articulação incluem Renan Calheiros e Gleisi Hoffmann.

A hipótese demonstra que as negociações envolvendo o Supremo podem produzir consequências sobre outras instituições federais.

Entretanto, não existe acordo concluído sobre a saída de Pacheco, a abertura de uma nova vaga no TCU ou a escolha de sua eventual sucessora.

A presença de Tebet em diferentes conversas também não significa que ela esteja disputando formalmente todos esses cargos.

Os nomes são apresentados por interlocutores políticos como possibilidades para a reorganização institucional que acompanha o novo mandato presidencial.

A definição caberá aos procedimentos legais e às decisões das autoridades competentes.

A discussão sobre o Supremo possui uma dimensão adicional: a representação feminina.

Atualmente, Cármen Lúcia é a única mulher entre os dez ministros em exercício.

O tribunal possui onze cadeiras, mas uma permanece vaga desde a saída de Barroso.

Ao longo de sua história, o STF teve apenas três ministras: Ellen Gracie, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Nenhuma mulher negra chegou à Corte.

A baixa participação feminina tornou-se objeto de mobilizações de juristas, organizações de mulheres e entidades ligadas à promoção da igualdade racial.

Segundo reportagem publicada pela Folha em 29 de outubro, diferentes movimentos voltaram a cobrar de Lula a indicação inédita de uma ministra negra.

Entre as alternativas sugeridas por organizações da sociedade civil está a promotora de Justiça baiana Lívia Sant’Anna Vaz.

Outro nome lembrado é o da magistrada Karen Luise Vilanova Batista de Souza, que exerceu funções no Conselho Nacional do Ministério Público e possui trajetória relacionada à promoção da equidade racial no sistema de Justiça.

Essas indicações da sociedade civil não correspondem a escolhas presidenciais formalizadas.

Representam uma reivindicação para que a diversidade da população brasileira seja considerada na composição de uma instituição responsável por interpretar direitos e garantias constitucionais.

O debate envolve questões que vão além da representatividade simbólica.

Os ministros do Supremo participam de julgamentos sobre direitos fundamentais, igualdade, políticas públicas, relações de trabalho, competências estatais e organização institucional.

A diversidade de trajetórias profissionais, experiências sociais e formações jurídicas pode contribuir para ampliar o conjunto de perspectivas presentes nas deliberações.

Entretanto, a representatividade não substitui os requisitos constitucionais de qualificação e independência.

Uma indicação exige examinar simultaneamente a formação jurídica, a experiência profissional, a compreensão dos direitos fundamentais e a capacidade de exercer a função judicial sem subordinação a interesses partidários.

O crescimento das mobilizações por uma ministra negra também expõe uma característica histórica da composição do Supremo.

A presença de mulheres na magistratura brasileira aumentou ao longo das décadas, mas esse avanço não se refletiu proporcionalmente no tribunal constitucional.

O mesmo ocorre com a presença de profissionais negros nas posições mais elevadas do sistema de Justiça.

A escolha dos ministros envolve decisões presidenciais e parlamentares, razão pela qual a composição da Corte também reflete processos políticos de indicação e confirmação.

A pressão da sociedade civil procura influenciar esses procedimentos por meio de debate público e apresentação de alternativas.

Segundo os interlocutores ouvidos por Mônica Bergamo, Lula pretende indicar ao menos uma mulher para uma das próximas vagas.

A informação, entretanto, é atribuída a aliados do presidente.

Não existe anúncio formal sobre qual cadeira será destinada a uma candidata nem definição sobre sua identidade.

Além de Simone Tebet, a ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal de Justiça, é mencionada entre as possíveis escolhas.

Daniela possui trajetória na advocacia e foi indicada por Lula ao STJ em 2023, depois de integrar uma lista formada no procedimento de escolha daquela Corte.

Sua experiência como ministra de tribunal superior oferece um perfil profissional diferente do apresentado por Tebet.

Enquanto Daniela atua diretamente no exercício da jurisdição, Simone reúne experiência na advocacia acadêmica, na atividade legislativa e na administração pública.

A comparação dessas trajetórias demonstra que as alternativas apresentadas ao presidente possuem formações e experiências distintas.

A decisão não pode ser reduzida à identificação de uma única característica profissional ou política.

O Supremo exige capacidade de examinar questões jurídicas complexas, interpretar a Constituição e participar de decisões colegiadas que podem afetar toda a sociedade.

A escolha também terá consequências de longo prazo.

Os integrantes da Corte não exercem mandatos com duração determinada, permanecendo sujeitos à aposentadoria compulsória aos 75 anos, salvo outras hipóteses legais de desligamento.

Por isso, uma indicação presidencial pode influenciar a jurisprudência durante muitos anos depois do encerramento do governo responsável pela escolha.

É nesse contexto que o calendário de aposentadorias assume importância.

Além da cadeira deixada por Barroso, outras três vagas poderão surgir até o encerramento do quarto mandato de Lula.

Luiz Fux completará 75 anos em 26 de abril de 2028.

Cármen Lúcia alcançará a mesma idade em 19 de abril de 2029.

Gilmar Mendes, atual decano do tribunal, completará 75 anos em 30 de dezembro de 2030, poucos dias antes do fim do mandato presidencial.

Portanto, considerando a vaga atualmente aberta e as três aposentadorias previstas, Lula poderá ter a oportunidade de realizar quatro indicações até janeiro de 2031.

A quarta possibilidade, relacionada à saída de Gilmar Mendes, dependerá do calendário efetivo de aposentadoria e do tempo disponível para completar a indicação e sua aprovação parlamentar.

Caso a vaga seja aberta apenas em 30 de dezembro de 2030, o intervalo até o encerramento do mandato presidencial será extremamente curto.

A existência dessa possibilidade constitucional não significa que a escolha e a nomeação serão necessariamente concluídas antes da posse do presidente seguinte.

Também poderão surgir outras vagas se algum ministro decidir deixar a Corte antecipadamente.

Essas hipóteses, entretanto, não podem ser tratadas como acontecimentos confirmados.

O calendário atualmente conhecido já representa uma renovação potencial importante.

Se as quatro escolhas forem concluídas por Lula, o presidente terá indicado, ao longo de seus diferentes mandatos, sete dos onze integrantes que poderão compor o tribunal ao fim de 2030.

Essa circunstância não significa que esses magistrados estarão juridicamente subordinados ao presidente que os nomeou.

A independência funcional constitui uma obrigação constitucional dos ministros.

Depois da posse, sua atuação deve ser orientada pela Constituição, pelas leis e pelos fundamentos jurídicos dos processos submetidos à Corte.

Entretanto, o processo de indicação presidencial pode influenciar a composição de experiências profissionais, interpretações jurídicas e perspectivas institucionais presentes no tribunal.

A renovação terá importância especial em um período de discussões sobre a relação entre os Poderes, o funcionamento das instituições democráticas e os limites das competências judiciais.

O STF continuará examinando matérias de grande repercussão, incluindo conflitos federativos, políticas econômicas, direitos sociais e controvérsias constitucionais relacionadas à atuação do Congresso e do Executivo.

A composição do tribunal também deverá ser considerada no ambiente político criado pelas eleições parlamentares de 2026.

O Senado que assumirá em fevereiro de 2027 terá presença expressiva de representantes conservadores.

Essa composição poderá influenciar o debate sobre indicações presidenciais, embora o posicionamento de cada senador dependa do nome apresentado e das negociações realizadas.

A rejeição de Jorge Messias demonstrou que a aprovação parlamentar não pode ser considerada automática, mesmo quando o candidato possui experiência jurídica e apoio presidencial.

Para Lula, a necessidade de reunir 41 votos transforma a indicação em um processo que envolve qualificação profissional e capacidade de diálogo institucional.

A existência de apoio partidário ou afinidade política não elimina a necessidade de conquistar respaldo entre os senadores.

A eventual escolha de Tebet teria de passar por esse mesmo procedimento.

Sua experiência na presidência da CCJ poderia ser examinada como parte de sua trajetória institucional.

Também seriam discutidas sua atuação ministerial, suas posições jurídicas e as condições necessárias ao exercício independente da magistratura.

A derrota na eleição para o Senado não impede sua indicação ao Supremo.

A Constituição não exige mandato eletivo nem estabelece restrição dessa natureza.

O mesmo vale para outras pessoas que tenham exercido funções políticas anteriormente, desde que preencham os requisitos constitucionais aplicáveis.

Entretanto, a transição entre uma carreira partidária e uma função jurisdicional também pode provocar questionamentos legítimos sobre independência e imparcialidade.

Essas questões poderão integrar a sabatina, caso seu nome seja apresentado.

É importante distinguir a existência de vínculos políticos anteriores da atuação futura de uma magistrada.

O fato de alguém ter integrado um governo não demonstra automaticamente incapacidade de exercer funções judiciais com independência.

Da mesma maneira, a experiência administrativa não substitui a obrigação de fundamentar decisões com base no direito e nas provas dos processos.

O Senado possui a responsabilidade de examinar esses aspectos durante a apreciação da indicação.

A disputa em torno do nome de Simone Tebet, portanto, reúne diferentes dimensões.

A primeira é a tentativa de seus apoiadores de apresentá-la como uma profissional com formação jurídica e experiência institucional adequadas ao Supremo.

A segunda envolve a intenção atribuída a Lula de ampliar a presença feminina na Corte.

A terceira decorre da necessidade de construir uma maioria no Senado depois da rejeição de Jorge Messias.

A quarta está relacionada às negociações mais amplas sobre a ocupação de posições no STF, no Tribunal de Contas da União e na administração federal.

Essas dimensões podem se influenciar, mas nenhuma delas determina antecipadamente a escolha presidencial.

Também é necessário considerar que a decisão sobre uma cadeira do Supremo possui caráter diferente das negociações para a formação do ministério.

O presidente pode reorganizar sua equipe de governo ao longo do mandato, observados os procedimentos legais.

Uma nomeação para o STF, entretanto, tende a produzir consequências institucionais muito mais duradouras.

O ministro ou ministra indicado poderá permanecer na Corte por vários anos, participando de decisões que ultrapassarão o período presidencial em que ocorreu a escolha.

Essa característica aumenta a importância da transparência sobre os critérios utilizados e da qualidade do debate público.

No caso de Tebet, o que existe até este sábado é a apresentação de seu nome por apoiadores e sua inclusão entre as alternativas mencionadas nas articulações de bastidores.

Não houve confirmação de que Lula tenha abandonado a intenção de reapresentar Jorge Messias em momento juridicamente possível.

Também não existe decisão sobre uma eventual indicação de Rodrigo Pacheco ou Daniela Teixeira.

A presença de Tebet nas conversas sobre o Tribunal de Contas e outros cargos do próximo governo demonstra que seu futuro institucional permanece aberto.

A definição poderá ocorrer em diferentes momentos, conforme o calendário presidencial e parlamentar.

A vaga deixada por Barroso, entretanto, já está aberta e mantém o Supremo funcionando com dez integrantes.

O preenchimento dessa cadeira representa uma decisão pendente desde 2025.

Lula poderá apresentar um nome ao Senado, que terá a responsabilidade constitucional de examinar sua adequação ao cargo.

As futuras aposentadorias de Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes ampliarão as oportunidades de renovação da Corte, mas não eliminam a necessidade de concluir a escolha atualmente pendente.

O debate sobre Simone Tebet deve ser compreendido nesse contexto.

Sua eventual indicação representaria uma mudança importante em sua trajetória, transferindo uma ex-ministra e ex-senadora para o exercício da Justiça constitucional.

Ao mesmo tempo, o processo de escolha permitirá examinar a composição histórica do STF e as reivindicações por maior diversidade de gênero e raça.

O resultado não está definido.

A informação revelada pela Folha e repercutida pelo Brasil 247 demonstra que Tebet passou a integrar as articulações, mas a prerrogativa de escolha continua com Lula, e sua concretização dependerá do Senado.

A próxima indicação presidencial será um momento importante para compreender como o quarto mandato pretende conduzir suas relações com as instituições e quais critérios serão utilizados na renovação da Suprema Corte.

O processo envolverá interesses políticos, experiências profissionais e reivindicações sociais.

Sua conclusão, entretanto, deverá obedecer às regras constitucionais que procuram assegurar tanto a legitimidade democrática da indicação quanto a independência da função judicial.