Professora de História e especialista em Arquivologia aponta riscos de pressão econômica internacional, denuncia a escalada da violência política e defende o fortalecimento da soberania brasileira diante da extrema direita
A vitória eleitoral de Lula, a articulação internacional de setores da extrema direita e os episódios de violência política que se seguiram ao segundo turno foram os principais temas discutidos pela professora doutora Marcília Gama no programa Café com Democracia, da TV Atitude Popular, exibido na quarta-feira (28). Em entrevista ao apresentador Luiz Regadas, mestre em Políticas Públicas e cientista político, a historiadora analisou os desafios do próximo governo e alertou para as tentativas de pressão econômica e diplomática contra o Brasil.
Durante a conversa, Marcília resumiu sua avaliação sobre o significado político da vitória eleitoral e as expectativas em torno do novo mandato de Lula: “Lula não é mais um discurso só, é a lenda”. Para a professora, o resultado das urnas expressa uma mobilização que ultrapassa os limites da disputa partidária e representa um obstáculo aos interesses de setores econômicos e políticos que resistem à mudança de orientação do país.
A entrevista também abordou a viagem de Flávio Bolsonaro aos Estados Unidos, as relações entre a extrema direita brasileira e seus aliados internacionais, os ataques motivados por divergências políticas e a necessidade de o governo eleito ampliar sua articulação diplomática.
Pressões internacionais e soberania econômica
Na avaliação de Marcília Gama, a disputa política brasileira está ligada a interesses econômicos internacionais que não se limitam às fronteiras nacionais. A professora afirmou que a reação de setores do mercado financeiro ao resultado eleitoral deve ser analisada à luz das relações entre o capital internacional e os grupos políticos que defendem uma maior subordinação do Brasil aos interesses dos Estados Unidos.
“Essa base é associada ao capital internacional”, afirmou a historiadora ao discutir a atuação de setores econômicos que, segundo ela, esperavam outro resultado eleitoral. Para Marcília, as oscilações do mercado financeiro e as articulações políticas posteriores à votação precisam ser observadas dentro de um cenário mais amplo de disputa pela orientação econômica e pela posição internacional do país.
A professora também manifestou preocupação com a possibilidade de medidas de pressão econômica contra o Brasil. Ao comparar essas estratégias com políticas adotadas pelos Estados Unidos em relação a Cuba e à Venezuela, ela argumentou que restrições comerciais e financeiras podem ser utilizadas como instrumentos de pressão sobre governos que contrariem interesses estratégicos de Washington.
A hipótese de um bloqueio econômico foi discutida durante a entrevista como um risco político, e não como uma medida já concretizada. Marcília sustentou que o Brasil precisará fortalecer suas relações internacionais para reduzir a vulnerabilidade diante de eventuais iniciativas desse tipo.
Na avaliação da historiadora, a política externa terá papel decisivo na defesa da soberania nacional. Ela defendeu que o governo Lula amplie a cooperação com países do Brics, entre eles China e Rússia, além de buscar interlocução com governos europeus interessados na estabilidade das relações econômicas internacionais.
“Hoje temos um combate interno e um combate externo”, afirmou a professora ao comentar os desafios políticos que, em sua avaliação, estarão presentes no próximo período. A declaração sintetiza sua leitura de um cenário em que as disputas domésticas se combinam com interesses geopolíticos e econômicos externos.
Marcília argumentou que a ampliação das parcerias comerciais brasileiras pode diminuir a dependência em relação aos Estados Unidos. Segundo ela, os acordos internacionais e as relações construídas nos últimos anos oferecem alternativas para que o país preserve sua autonomia de decisão.
Flávio Bolsonaro e as articulações da extrema direita
A viagem de Flávio Bolsonaro aos Estados Unidos também ocupou parte importante da entrevista. Marcília interpretou o deslocamento como um episódio que precisa ser examinado no contexto das articulações internacionais da extrema direita e das disputas políticas posteriores ao resultado eleitoral.
A professora associou a movimentação do senador à possibilidade de perda de proteção decorrente do exercício de mandato e às investigações que, segundo ela, precisam avançar para esclarecer suspeitas envolvendo integrantes da família Bolsonaro. Essas afirmações correspondem à avaliação política apresentada durante o programa e não substituem a apuração dos fatos pelas autoridades competentes.
A historiadora também criticou a reação de aliados políticos de Flávio Bolsonaro, que, segundo o debate, procuraram apresentar sua saída do país como consequência de perseguição política. Para Marcília, esse tipo de discurso contribui para deslocar a discussão sobre responsabilidades individuais e institucionais.
Ao abordar a relação entre lideranças da extrema direita brasileira e interlocutores norte-americanos, a professora destacou o papel dos Estados Unidos na sustentação de determinadas forças políticas na América Latina. Ela argumentou que a política externa norte-americana historicamente busca preservar sua influência regional e que esse objetivo pode entrar em conflito com projetos nacionais que procuram ampliar a autonomia econômica e diplomática.
Para sustentar sua interpretação, Marcília recorreu a uma leitura histórica da formação das potências mundiais. Citou estudos sobre a consolidação de Portugal e Espanha, a ascensão britânica e a posterior predominância dos Estados Unidos, relacionando essas mudanças ao controle de rotas comerciais, ao desenvolvimento industrial e à superioridade militar.
Em sua análise, a atual disputa internacional também precisa ser compreendida diante das transformações na distribuição do poder econômico e político. A professora considera que o Brasil ocupa uma posição relevante nesse processo por sua dimensão territorial, seus recursos naturais e sua participação em iniciativas de cooperação internacional, como o Brics.
Violência política e intolerância após as eleições
Outro eixo da entrevista foi a violência dirigida a pessoas em razão de suas posições políticas. Luiz Regadas apresentou relatos de agressões e episódios de hostilidade registrados após a votação, incluindo casos envolvendo pessoas que comemoravam o resultado eleitoral ou manifestavam publicamente apoio a Lula.
Marcília afirmou que a intolerância política está associada à incapacidade de determinados grupos de aceitar a existência de posições divergentes. Ela relatou ter sido insultada ao sair de casa usando uma blusa vermelha, situação que, segundo contou, evidenciou o grau de hostilidade que pode acompanhar manifestações políticas cotidianas.
“Você está numa democracia, mas a extrema direita não aceita o oposto”, declarou.
Para a professora, a violência não deve ser tratada como um fenômeno isolado dos discursos políticos que circulam nas redes sociais. Ela argumentou que a repetição de mensagens de ódio e a deslegitimação dos adversários podem contribuir para a normalização de comportamentos agressivos fora do ambiente digital.
Marcília também mencionou episódios de violência física e mortes associados a conflitos políticos e esportivos. Em sua avaliação, esses acontecimentos exigem investigação e responsabilização, além de uma resposta pública que reafirme o direito à divergência e a proteção da integridade física.
A historiadora defendeu que a convivência democrática depende do reconhecimento de que diferentes posições políticas podem coexistir dentro de um mesmo espaço social. Para ela, a disputa eleitoral não autoriza agressões nem elimina os direitos de quem pensa de maneira diferente.
Ao longo da conversa, Marcília relacionou essa discussão à necessidade de enfrentar a radicalização política sem abandonar os princípios democráticos. Ela argumentou que a defesa da igualdade, da justiça social e da inclusão não pode ser transformada em justificativa para a perseguição de adversários.
Giorgio Agamben e a reflexão sobre o poder e a violência
Para aprofundar a análise, Marcília Gama citou o filósofo italiano Giorgio Agamben e seu livro Homo sacer: o poder soberano e a vida nua. A obra foi mencionada como referência para discutir a maneira pela qual o poder se manifesta sobre os corpos e como determinadas formas de violência podem se disseminar para além das instituições formais.
A professora recorreu a esse referencial para argumentar que a violência política não se restringe às decisões de governantes ou às ações de agentes estatais. Em sua interpretação, determinadas práticas de intimidação podem ser reproduzidas por indivíduos que passam a agir em nome de uma identidade política, tratando adversários como alvos legítimos de punição.
A referência teórica ajudou a contextualizar sua crítica aos episódios de agressão relatados no programa. Marcília sustentou que a normalização da violência representa uma ameaça à convivência democrática, sobretudo quando a discordância deixa de ser reconhecida como parte legítima da vida política.
O debate também abordou a atuação das redes sociais nas campanhas eleitorais e na mobilização de apoiadores. A professora considerou que os ambientes digitais contribuíram para ampliar a participação política, mas destacou a necessidade de enfrentar conteúdos que estimulam a hostilidade e a perseguição de adversários.
A mobilização popular e o papel das redes
Ao comentar a campanha eleitoral, Marcília destacou a capacidade de mobilização de setores da sociedade que participaram das atividades políticas em defesa de Lula. Ela mencionou a atuação de grupos organizados e iniciativas de comunicação digital como parte do processo de ampliação do alcance da campanha.
A professora também citou o canal Exército do Lula, associado ao deputado federal André Janones, ao discutir a mobilização de apoiadores nas redes sociais. Em sua leitura, essas iniciativas ajudaram a ampliar a circulação de mensagens políticas e a incorporar novos participantes à disputa eleitoral.
Marcília argumentou que a mobilização popular terá importância no período posterior à eleição, especialmente diante das pressões que, segundo sua avaliação, poderão partir de setores da oposição e de atores internacionais. Para ela, a participação social precisa continuar acompanhando as decisões do governo e defendendo a soberania nacional.
A historiadora também ressaltou que o resultado eleitoral envolveu segmentos da população frequentemente atingidos pelas desigualdades sociais. Ao mencionar idosos e pessoas com deficiência, destacou a participação de eleitores que, em sua avaliação, contribuíram para uma vitória de significado político mais amplo.
“Foi inesquecível essa vitória”, afirmou.
A declaração apareceu no momento em que Marcília discutia o significado da participação eleitoral e a resistência de setores da extrema direita em aceitar o resultado das urnas. Para a professora, a legitimidade democrática precisa ser reconhecida independentemente das preferências políticas dos grupos derrotados.
Os desafios do próximo governo Lula
Na parte final da entrevista, Luiz Regadas perguntou quais seriam as principais consequências do segundo turno para o país e quais medidas deveriam orientar o próximo governo. Marcília defendeu que Lula fortaleça sua articulação internacional e se prepare para enfrentar disputas políticas internas.
A professora afirmou que o governo precisará estabelecer canais de cooperação com países que reconheçam a legitimidade do resultado eleitoral e estejam dispostos a manter relações econômicas e diplomáticas com o Brasil. Na sua avaliação, essa rede de parcerias poderá contribuir para reduzir os efeitos de eventuais tentativas de isolamento internacional.
No plano doméstico, Marcília apontou a necessidade de lidar com uma oposição que, segundo ela, mantém vínculos com setores interessados em limitar as mudanças propostas pelo governo. A historiadora defendeu que a resposta seja construída por meio da organização política e da participação social, sem abandonar os mecanismos institucionais.
Ela também associou os desafios do próximo mandato à oportunidade de ampliar a presença brasileira no cenário internacional. Na avaliação apresentada durante o programa, a combinação entre recursos naturais, capacidade econômica e articulação diplomática oferece ao país condições para participar de maneira mais ativa das transformações na ordem mundial.
Ao encerrar sua análise, Marcília voltou ao significado simbólico da eleição e à expectativa de mudanças no cenário político brasileiro. Para ela, a vitória de Lula criou condições para uma nova etapa de disputas em torno da soberania, da democracia e do papel internacional do país.
A entrevista do Café com Democracia colocou em discussão os limites e as possibilidades dessa nova conjuntura, com ênfase nas pressões econômicas, na intolerância política e na necessidade de preservar as instituições democráticas. As avaliações de Marcília Gama expressam sua interpretação dos acontecimentos e apontam questões que deverão continuar presentes no debate público sobre os rumos do Brasil.
Referências
Livro citado
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua.
Programa
Café com Democracia. Entrevista com Marcília Gama, apresentada por Luiz Regadas. TV Atitude Popular, 28 de outubro de 2026.
Assista à entrevista completa:
https://www.youtube.com/watch?v=om2Hv5lhSwM
📺 Programa Café com Democracia
📅 De segunda à sexta
🕙 Das 7h30 às 8h
📺 Ao vivo em: https://www.youtube.com/TVAtitudePopular
👥 Torne-se membro do nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/tvatitudepopular/join
💚 Apoie a comunicação popular!
📲 Pix: 85 996622120
✨ Siga o canal “Atitude Popular” no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb7GYfH8KMqiuH1UsX2O





